FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout  
FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout
 

(Pesquisar fics e autores/leitores)

 



Crônicas de Um Ficwriter Revoltado

Informações sobre a fanfic:



ATENÇÃO: Esta fic pode conter linguagem e conteúdo inapropriados para menores de idade então o leitor está concordando com os termos descritos.



ID: 29749
Nome: Crônicas de Um Ficwriter Revoltado
Visitantes: 1585
Visitantes do período atual: 191
Novos leitores: *
Autor: Kause M.D.
Capítulos: 8
Status: Concluída
Tipo 1: Romance - Tipo 2:  - Tipo 3:  - Ship 1: Tiago Potter/Apolline Delacour - Ship 2: Ronald Weasley/Hermione Granger - Ship 3: / - Ship 4: Todos
Época:
Censura: NC18 - Imprópria para Menores de 18 Anos
Criada em: 09/08/2008
Última atualização: 26/10/2011
Já leram: 12 Estão lendo: 36 Desistiram: 0 Irão ler: 1

Resumo: É um projeto de escritores onde eles colocam suas opiniões sobre o mundo das fics. Não citaremos nenhuma fic para não ofender os autores. Es

 

Descrição:

É um projeto de escritores onde eles colocam suas opiniões sobre o mundo das fics. Não citaremos nenhuma fic para não ofender os autores. Espero que sejam civilizados e levem isso na boa. Talvez até melhore as fics de muitos. E lembrem-se: nós não achamos que somos melhores que os outros, mas nós também gostamos de ler e temos o direito de expressar nossa opinão. Quem está participando: - [K]ause (**K@T!@**), a Revoltada (e daqui a pouco, a autora mais odiada da FeB) - Réquiem das Trevas =* 3 crônicas - Claudiomir, o autor mais ameaçado da FeB - Apollyon =* 2 crônica - Ju Fernandes, a Beta mais caçada da FeB - Até o Fim =* 1 crônica - Moonstruck, a Pervetida - Tropeços - A Cada Caída Um Novo Começo =* 2 crônica ------------- Momento propaganda: Fics que valem a pena ler! Apollyon - Clouds http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=22361 Até o Fim - Ju Fernandes http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=28288 Réquiem das Trevas http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=29748 Tropeços - Moon http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=28601 Harry Potter e a Noite Maldita - Pratixqueiro http://fanfic.potterish.com/menufic.php?id=20253 LEIAM!!!

 



Se a imagem no aparecer, clique aqui.

_____________________________________________

Listagem dos Capítulos

1. Ser clichê ou não ser clichê?

2. Falta de Criatividade

3. Quero ser personagem de fic!

4. A base de uma Fanfic

5. Comentários, chantagens e etc.

6. NC: Um caso a mais

7. Merlin: um mago ou Deus?

8. PRECONCEITO


_____________________________________________

Número de Votos (Geral): 61
Média de Votos (Geral): 4.7
Número de Votos (no Período): 0
Média de Votos (no Período): Ninguém votou nesta fic!

_____________________________________________

 

_____________________________________________


Comentários: 152

Páginas: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
:: Página [5] ::
Enviado por Perséfone Black em 17/08/2008
PARTE 2:Um outro problema é que as pessoas (leitores, no caso) também, esqueceram-se de valorizar a criatividade. Elas (a maioria) não buscam mais pelas coisas criativas e inovadoras, elas se acomodaram àquele estilo clichê e não buscam coisas novas (ok, prometo parar de repetir as palavras!). Tanto se acostumaram que aqueles romances melosos com direito a muitas lágrimas, que as fics desse tipo possuem, estão com centenas de leitores. O caso é o seguinte: o romance-drama de Hamlet, ou o clássico Romeu e Julieta, é muito bom, mas precisa escrevê-lo inúmeras vezes? Eu, particularmente, sempre busco o novo. Por isso são fã de carteirinha desses nossos novos cronistas. As fics deles vão além do romance melodramático e do clichê. Elas nos mostram um mundo novo, um mundo que eles criaram com imenso carinho e nos permite participar dele também. É isso que eu procuro nos livros e fics que leio. Uma história bem escrita que nos permite refletir sobre o sentido tanto de nossos sentimentos como também de nossas atitudes e, quem sabe, sobre a nossa vida? Uma história que nos permite entender, interagir e, de alguma forma, sentir e ser o personagem; se transportar para dentro da história.
Nota: 1

Enviado por Perséfone Black em 17/08/2008
PARTE 3: É isso que eu valorizo e, creio eu, todos tenhamos que valorizar. Se eu me importo se autor faz chantagens? Não, eu não me importo. Pois foi essa a maneira que ele encontrou de descobrir nossas opiniões e críticas à sua história. Porque, venhamos e convenhamos, por mais que ele seja um autor brilhante, ele não tem como adivinhar isso. E isso é frustrante, para qualquer um de nós. Imagine você dar um presente que você adorou para seu namorado(a) e ele não dizer se gostou ou não? Você se arruma inteiro e ele(a) quando chega fica com aquela cara de paisagem e não fala nada? Você apresenta sua família para o garoto(a) e não fala sobre o achou deles? Depois de meses de namoro, você pergunta qual sua melhor qualidade e seu pior defeito e ele(a) não diz nada? Multiplique por 50 e vai dar mais ou menos o que os nossos autores sentem. Por isso eu acho que os comentários são mega importantes e os nossos queridos autores os valorizam tanto. Deveríamos, pois, comentar mais e expor nossas opiniões, assim o autor conhece o que pensamos sobre sua história e não é necessário fazer chantagens. É isso o que eu penso a respeito. E depois da crônica do Claudiomir, resolvi postar. Esperando ansiosamente pela próxima crônica!!! Beijo pra todo mundo e tchau!
Nota: 1

Enviado por Aly Black em 17/08/2008
Ai, fiquei revoltada agora também! Comigo e com alguns autores... Comigo, porque eu não costumo comentar muito em fics, mas em defesa, não sabia que era TÃO importante assim pra quem está escrevendo! Vou comentar mais :D Como leitora, acho realmente importante e interessante o uso correto da gramática, da FALTA de clicês (fala sério!), de um título e resumo interessantes. Jah deixei de ler um bocado de fics por causa disso... Quanto às NCs, não tenho como falar, pois nunca li xD Respeito a idade! Heheheh. E, com toda a certeza, histórias com bagagem cultural são muito melhores, principalmente quando envolvem mitoloogia (adoro xD). No momento, tou lendo muitas fics UA, por causa dos clichês que a gente vive encontrando mesmo e porque incita tanto a criatividade do autor quanto a do leitor; é divertido; gosto de fics divertidas. O "trabalho" de vocês nessas crônicas está muuuito bom mesmo. De a fazer repensar e pensar idéias. :**
Nota: 5

Enviado por ND em 17/08/2008
Com certeza concordo com os 2 últimos capítulos postados. Qual é o incentivo que você ganha por passar horas e horas na frente do pc,pesquisando,escrevendo e procurando sempre trazer o melhor para o leitor, se ele nem ao menos faz questão de mostrar a sua opinião em um comentário curto que não custa nada? E o pior é ver aquelas fic's que não tem nada com nada e apenas pelo fato de conter no título NC!NC! NC! SEXO !SEXO! SEXO! ganham milhares de leitores e centenas de comentários? Ou aquelas em que os autores não se preucupam com a linguagem utilizada ou até mesmo com a verosimilhança da história em questão? Isso sinceramente é...desestimulante! Ter uma fic na qual você dedica o seu tempo, a sua criatividade e o seu carinho e vê-la abandonada às moscas? Fic's como essas, são aquelas que siim não merecem de jeito nenhum ser lidas e muito menos COMENTADAS! Obviamente aqui no FEB existem várias fic's Nc's boas que não tratam apenas de sexo e quando o fazem não apelam para o ridiculo. Beijão e... até a próxima!
Nota: 5

Enviado por symphony em 16/08/2008
NC um caso a mais. Odeio aquelas fics que parece filmes pornô, onde tudo acontece sem nenhum motivo razoavel [2] concordo plenamente. nada pior do que o pessoal morrendo achando que ta legal e não mais o que. isso tinha que ser banido da F&B. na melhor do que algo ramantico. vamos inovar galera.
Nota: 5

Enviado por Chronológico em 15/08/2008
NC um caso a mais. Odeio aquelas fics que parece filmes pornô, onde tudo acontece sem nenhum motivo razoavel... se você está utilizando personagens preexistentes numa fic, mesmo que você mude um pouco o carater deles, é necessário passar pro leitor uma sensação de verossimilhança: Ele precisa acreditar que o personagem em questão tomaria aquelas atitudes. Quanto ao teor do NC é difícil até de acreditar.. Todos os personagens são deuses do sexo: todas as mocinhas tem orgasmos múltiplos e as ereções duram sempre o tempo necessário todas as vezes! As posições são as mais variadas... o que aconteceu com o bom e velho papai-mamãe? E todos os personagens são abertos às formas mais variadas de abordagem, não se importando em nada com a sociedade conservadora na qual foram criados, etc.. Ainda mais britânicos que são conhecidos mundo à fora pela frigidez das mulheres e pouca incidência de sexo entre os casais.
Nota: 5

Enviado por Chronológico em 15/08/2008
Linguagem - A base de uma Fanfic Sem Comentários! PERFEITA! Não existe nada mais cansativo que ler fic escrita em "miguxês de internet" ou onde metade das palavras vem com asteriscos pra amenisar o caráter impróprio da fala. Comentários, Chantagens, Tamanho das Fics e demais Acidentes de Percurso. É, comentei no meu último capítulo da minha fic... Estimular comentários está muito difícil hoje em dia, é preciso buscar interação com enquetes imagens e chantagem... às veses chateia saber que sua fic não foi digna nem de um : "Isso aqui é uma merda, você viajou na maionese e esses personagens nunca agiriam desse jeito. Põe esse seu personagem onde você o desenterrou e esqueça ele lá! Aprendi no meu trabalho que criticas ao seu trabalho são uma chance de melhorar e fico realmente grata quando alguém olha algum desenho meu e diz: poxa, esse braço tá fora da perspectiva ou coisa assim. Porque às vezes é alguma coisa para qual nós não atentamos e o fato disso vir a tona te permite estudar mais e melhorar os trabalhos seguintes! Quanto ao tamanho... dá preguiça sim. quando primeiramente comecei a ler Apolyon, tive um medão dos setenta e todos capítulos que se desenrolavam à minha frente. Mas assim que comecei a ler, todas as minhas preocupaçoes esvaneceram. Li todos os capítulos em 2 semanas e não conseguia parar direito. Isso acontece quando a fic é boa! mas o importante é o leitor dar uma chance pra fic. Se ela conquistar, vai fundo!
Nota: 5

Enviado por Chronológico em 15/08/2008
"Mamãe! Quero ser personagem de fic!" Também tenho uma Mary Sue não publicada... Fico contente ue ela jamais venha à público. quanto ao Snape... Bom, eu amo o Snape. Não porque é o Alan Rickman (até porque eu nunca fui muito fã de atores em si ,e porque o meu Snape mental não bate com o Rickman de jeito nenhum!) mas porque sempre me identifiquei com ele desde o início da saga. Eu devo ser problemática mesmo... kkk Mas é uma questão astrológica: "nascemos" no mesmo dia, e meu gênio acaba sendo parecido com ele de vez em quando... Afinal, quantas veses temos vontades de dar aquelas tiradas sarcásticas Típicas dele e do House???
Nota: 5

Enviado por Chronológico em 15/08/2008
Falta de criatividade. Resumos... Sou péssima para fazê-los, mas aceito críticas construtivas! Quanto às adaptações de livros, acho meio estranho, mas tem algumas que são até toleráveis. Ainda sim prefiro quando as histórias são originais e mostram facetas diversas dos personagens, para que o leitor entenda que ele tem uma história pregressa e futura à fic e se identifique com ele. Isso é Fundamental. Não chao que sou boa para escolher títulos que promovam uma publicidade, mas concordo que deve haver uma pesquisa e pelo menos deve significar algo pra você..
Nota: 5

Enviado por Chronológico em 15/08/2008
Bom... agora achei um tempinho para ler todas as cronicas e bolar minhas considerações... ficou ENORME!!! "Ser clichê ou não ser clichê? Eis a questão" Adorei a critica aos clichês. Já li muita coisa no FeB e é incrível como as histórias se repetem. Não que eu não goste de romances, mas se você vai lidar com clichês não basta fazer isso inocentemente achando que você acabou de inventar a roda. O melhor jeito de utilizar clichês é brincando com eles, fazendo com que o leitor espere uma coisa e se surpreenda com outra. E beleza, se você vais escrever um clichê, ao menos faça bem escrito, porque ninguém merece ler fics lotadas de gírias brasileiras e expressãoes que só fazem sentido por aqui. Ou pior, cheias de diálogos típicos de novela global adolescente( sim, eu estou falando de malhação).
Nota: 5

Enviado por Anderson potter em 15/08/2008
escolho mt pra ler uma fic"titulo+resumo+linguagem"esse conjunto tem q ser mt bom!
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
Ufa... quantas reflexões! Mais uma vez vou dizer: parabéns pela "fic", pela iniciativa de um projeto tão diferente e criativo. Sublime. Aguardo a sétima crônica. Bjins a todos.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
6. NC: Moon... arrasou já no primeiro parágrafo! “...shippers copulando como orangotangos” ? Hahahaha... Eu também sou suspeita pra falar de NC porque eu simplesmente a-d-o-r-o... quando bem escritas, obviamente. É legal perceber o cuidado que o autor teve ao “amadurecer” o personagem (que conhecemos aos onze anos de idade nos livros). Acredito que seja bem difícil escrever esse tipo e respeito muito quem sabe fazer isso, tanto a NC com cenas de sexo como as de violência. Já li cenas de batalha em que um filme passava na minha mente... esse é o ponto alto da leitura – provocar imagens e sensações, e um autor que provoque isso é fantástico. Agora os “contos eróticos de beira de rodoviária” são pra morrer, né? Ou pra matar?!?! Ninguém merece. Kakakaka... Muito boa sua crônica, dá boas dicas pra quem quiser se ‘arriscar’ nesse mundo de NC. Parabéns. Bjins.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
5. parte 1 - COMENTÁRIOS e CHANTAGENS: Oi Clau... eu sei de que autor você está falando... eu acompanhava a fic dele - aliás, foi a 1ª fic que eu li na F&B (ficou super marcado pra mim) e por muito tempo foi a melhor que já tinha lido. Fiquei muito brava ao ter que admitir pra mim mesma que não haveria mais atualização, e esperava o mínimo de consideração do autor em pelo menos avisar que não ia mais continuar, então preferi acreditar que ele deveria ter os motivos dele, mas não tinha noção de qual seria o motivo. Uma pena mesmo. Mas enfim... em defesa aos leitores (minha própria defesa, no caso), acredito que se alguém se dispõe a escrever algo e publicar isso ele (o autor), automaticamente se responsabiliza por quem começar a ler a estória... e, meu amigo, se você conquistou 01 leitor que seja, você deve ir até o fim. (“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” – frase hiper-clichê do livro O Pequeno Príncipe, mas acredito nessa frase de coração). E você, autor, se cativou pelo menos um leitor, deve respeitá-lo. Se não der pra atualizar ou não for continuar a fic ou qualquer outra coisa, só dê um aviso, não custa nada, como um comentário.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
parte 2 - **Momento bronca para o autor: confesso que já fiquei brava com você quando falou que ‘ninguém comenta’, etc. Eu COMENTO, SEMPRE, e MUITO, em TODAS as fics que leio (não, isso não é exagero, só estou sendo sincera) e ouvir ‘ninguém’ nessas horas me transforma em ‘ninguém’, desestimulando totalmente meus longos comentários. Mas depois vi pelo seu lado e entendi o que queria dizer... mas mesmo assim, não diga que ‘ninguém’ comenta, ok? ** Continuando... ainda bem que largou mão de ser mala e voltou a escrever. O outro ponto: o tamanho das fics... kakakaka... preguiça?... Adoro a Cortadora de Almas: “Me engana que eu gosto!” Nesse caso eu encaro fics longas como uma Nc, ou slash ou shippers inusitados: lê quem quer!!! O autor dá a dica do que aguardar na estória, e quem quiser acompanha ou não. A escolha é muito simples. Só isso. Bjins.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
4. LINGUAGEM: Nossa, Ju... você falou quase tudo o que eu penso sobre a maldita linguagem de internet... nem tenho muito o que acrescentar... Eu já deixei de ler muita fic que tinha um resumo até interessante, mas não dava pra acompanhar os parágrafos cheios de vícios de msn, erros gramaticais e afins. “Esse tipo de vício de internet, além de empobrecer o texto, cansa a leitura e interrompe a imaginação do leitor.” – você disse tudo nessa frase. Outro ponto: Notas do autor e da beta tem que vir no fim do capítulo! Cara, isso me parece tão “básico”... você falou tudo em poucas palavras. “...se for fazer, faça direito!” É isso aí. Bjins.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
3. PERSONAGEM: kakakaka... Mamãe!!!... essa foi boa. Adoro PO!!! Acho que quem sabe inserir um personagem original em uma história pronta (como a série HP) é alguém que sabe o que faz. É Muito f*d* inventar um personagem!!! E mais fod* ainda é dar vida a esse personagem fazendo-o interagir em um mundo que não foi você que criou. É muito fácil pegar o personagem principal da série e colocar uma outra personalidade em cima, mas fica muito nada a ver, como o “Harry fodão, a Hermione puta, e Draco o fodão malvado.” Não rola. “Francamente, sejamos realistas.” – falou tudo. Realmente, eu também já vi cada shipper estranho, bizarro, pra dizer o mínimo. Tem uns casos em que a autora coloca um shipper totalmente inusitado, mas cria um contexto pra isso, então fica muito legal. Imaginar como aquela situação foi possível, como a história se desenvolveu pra chegar naquilo e por aí vai... Eu acho que o melhor do Snape do filme é a voz do Alan Rickman, o ator é o máximo e ele saber fazer aquela voz insuportável de alguém mais insuportável ainda (feche os olhos e tente apenas ouvir o Snape, é apavorante!) *eu a.d.o.r.o o Alan Rickman*. Isso aí, vamos combinar e podíamos ficar horas falando da personalidade dos personagens... adoro isso... quando, onde?
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
2. CRIATIVIDADE: Moon... sabe que o que vc escreveu até me incentivou ainda mais a escrever?... hehehe... “Crie e se divirta sem medo de pensar que os outros podem não gostar da sua fic, mas ela é sua e você é quem tem que estar feliz.” Valeu, de verdade. Também acho que o + importante é divertir quem escreve, e acredito que isso naturalmente também vai divertir quem lê. Tem fics que eu percebo que o autor simplesmente jogou as palavras ali, sem saber ao certo o que estava fazendo, e não dá vontade de continuar a ler, não há interesse em continuar, enquanto que em outras é visível o trabalho e dedicação de quem ‘perdeu’ horas e dias e semanas pesquisando algo pra escrever uma história original, e com certeza, se divertiu muito nesse processo de pesquisa, levando a um resultado viciante. Juntar mundos diferentes e criar um mundo alternativo é mesmo muito difícil e exige bastante dedicação se quiser fazer algo de qualidade. Parabéns pelo texto.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
1. CLICHÊ: Realmente Kause, “A maioria das fics que você pode encontrar no FeB são de romance e é sempre a mesma história.” É um assunto que já está saturado mas que nunca vai sair de ‘cena’. Mas ainda bem que existem os autores fora de padrão, não é mesmo? Originais e criativos. É uma delícia ler alguma coisa com uma informação que eu não saiba... é muito divertido e compensador saber que adicionei algo mais enquanto me divertia. Clichês geralmente caem bem em qualquer estória, mas devem ser bem colocados e estruturados, senão se perdem no enredo e se resumem a nada. Concordo com você nos pontos da crítica. Estou há meses escrevendo uma estória, mas ainda não dá para postá-la porque acho que ela ainda não tem consistência, não está bem definida – tenho os pedaços e agora estou juntando tudo pra ver o que vira... Pesquisei muito, li muito e ainda estou pensando se realmente vale a pena publicar... Temos toda a razão de sermos ficreaders revoltados (eu tbm me incluo nessa), principalmente quando nos preocupamos em ser um bom ficwriter. Parabéns pela crônica e pela iniciativa do projeto.
Nota: 5

Enviado por Jac Birth em 15/08/2008
Finalmente consegui parar um pouquinho para ler as crônicas... Então vamos começar.... caaaaaraaaaa... dá até medo comentar esses capítulos-crônica-crítica, sabia? São críticas inteligentes, concisas, intensas. E escritas por pessoas que sabem escrever... isso é o mais importante. Já conhecia as fics do Clau e da Ju, e agora preciso começar a ler da Kause e da Moonstruck (já dei uma olhadinha, mas não tive tempo de aprofundar... mas em breve terei)... Vou comentar uma crônica de cada vez, ok? Começando do começo... Então vamos lá:
Nota: 5

Páginas: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8]
:: Página [5] ::

_____________________________________________

_____________________________________________

______________________________


Potterish.com / FeB V.4.1 (Ano 22) - Copyright 2002-2026
Contato: clique aqui

Moderadores:



Created by: Júlio e Marcelo

Layout: Carmem Cardoso

Creative Commons Licence
Potterish Content by Marcelo Neves / Potterish.com is licensed under a Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at potterish.com.