Infelizmente, a vergonha era tanta que Neville passou tão rápido por Luna no dia seguinte que parecia que estava correndo. Ele queria muito ter corajem suficiente para repetir o que fizera na noite anterior, mas seu corpo não permitia, apesar de seu coração desejar loucamente.
Os dias se passavam e então Luna foi entrando numa massa imensa de tristeza, e então, em um dia particularmente sombrio de volta à Hogwarts, ela foi levada pelos Comensais da Morte por seu pai apoiar Potter – assim como ela.
Neville não podia acreditar no que seus olhos viam, aquilo não podia ser possivel, ela não podia estar sendo levada por aqueles homens crueis. O que é que eles iriam fazer à ela? Ele temia isso mais do que qualquer coisa…
Os dias se passavam e Neville continuava sentado em frente a janela daquele corredor escuro, com esperanças de que ela voltasse para lá, mas ela não voltou.
E houve o dia em que as coisas ficaram realmente ruins, e Neville não pôde mais voltar para o corredor escuro em que ele vivera as melhores horas de toda a sua vida, pois ele teve que ficar escondido dos Carrow.
Tudo o que ele queria era uma única chance de se vingar daquele maldito Você-Sabe-Quem, mesmo que fosse algo pequeno, mas ele tinha que fazer algo… ele não admitia deixar passar batido o que ele estava fazendo com a sua garota.
E um dia, quando a tristeza tomou conta completamente de Neville, algo na sala mudou. A garota no quadro foi chamá-lo, e ele sabia o que estava acontecendo. Eles chegaram…
Ancioso, Neville apressou-se a chamar todos os membros da Armada de Dumbledore. Ah, como era bom fazer algo novamente! E então, correu pelo túnel, e voltou para a Sala Precisa trazendo consigo seus velhos amigos.
Logo, os membros da AD e da Ordem chegaram, e Neville não conseguia tirar os olhos da passagem, esperando ver os longos cabelos muito loiros esvoaçarem para dentro da Sala…
E de repente, ele a viu.
Ele não sabia o que fazer, e tão pouco ela sabia o que fazer. Com um grande sorriso, ela correu para abraçá-lo, mas se manteve a distancia, por pura vergonha. Os dois sorriam calorosamente, e enverhonharam-se ao perceber isso.
A guerra não tardou a começar, e Neville foi incumbido de uma tarefa muito importante, o que o deixou orgulhoso de si próprio.
Mas, durante toda a guerra, sua não conseguia esquecer de uma garota de belos cabelos loiros… não esquecia aquele sorriso lindo… a única coisa que queria fazer era encontrá-la o mais rápido possível.
E então, finalmente ele se sentiu útil para algo. Nagini estava morta, e fora morta por ele. Era a primeira vez que ele fazia algo importante – para ele era a primeira vez -, e estava se sentindo em total êxtase.