"Srta Granger,
Peço desculpas pela forma rude com a qual a tratei em minha sala, na noite passada. Foi uma ignorância de minha parte.
Mas, acima de qualquer coisa, gostaria de demonstrar minha insatisfação com suas ultimas atitudes: sinto que estar ao lado de pessoas como Potter e Weasley tenham feito você criar uma petulância que desconhecia; não entendo como pode ter mudado tanto, em tão pouco tempo.
Estou lhe deixando um frasco sem rótulo, esta é uma das poções que estavam na minha estante, na masmorra. Quando conseguir descobrir para que serve, certamente irá me encontrar.
A esta altura já deve saber que pedi demissão de Hogwarts; eu não suportaria viver ao lado de alguém que, para mim, é intocável.
Com todo meu apreço...
Severo Snape."
Hermione não estava entendendo bem o que lia, ou não queria entender...
Estava tudo muito confuso; ela havia acabado de ler que Severo também estava envolvido num sentimento que desconhecia? Não era possível! Ele pedindo desculpas, se redimindo a alguém... Aquilo estava muito estranho!
E a poção? Como assim, ela teria que descobrir para que servia, para depois achá-lo?
Era uma aluna do sétimo ano em Hogwarts, ela sabia muito bem definir os ingredientes de uma poção.
Foi a masmorra, na mesma hora. Pegou um caldeirão de estanho pequeno, despejou a poção ali.
acendou o fogo, esperou ferver. Ali iniciava-se a parte delicada da coisa: era preciso realizar o feitiço de separação elementar.
-Simplex Veritas - ela disse apontando a varinha para a fumaça e uma bola cinzenta se formou e caiu na mesa.
E ela foi repetindo o feitiço, até que não haviam mais elementos a serem separados, as bolas de cores difrentes repousavam em locais diferentes na mesa; pegou as esferas e agora foi diluindo dentro do caldeirão vazio, uma por vez, e dizendo o feitiço:
-Substractum - E os elementos transformavam-se no que eram no princípio... No fim de tudo, ela sabia todos os elementos usados naquela poção.
Bastava achar a poção que levava todos aqueles ingredientes, e, pronto! Saberia que poção era aquela e como achar Snape.
Foi até a estante e vasculhou os livros cujas poções eram mais difíceis; achou alguns e sentou-se, na mesa de Severo.
Ela não saberia dizer exatamente o tempo em que ficou ali, procurando poções que levassem aqueles ingredientes... Mas, era estranho, algumas chegavam muito perto, faltava um ingrediente ou sobrava... mas, nenhuma, em defitivo, estava escrita naqueles livros.
Só que, ela lembrou-se de algo... No ano anterior, quando Harry usara o livro de Snape, muitas poções eram diferentes do que estava escrito; por muitas vezes o famoso Principe Mestiço, que ela mesma não suportava, escrevia seus próprios feitiços, suas próprias técnicas de uma boa poção.
Tendo em vista que aquilo seria muito mais trabalhoso do que acreditava; Hermione pegou os ingredientes descobertos na poção, e voltou ao dormitório; precisava de um plano estratégico, mas, antes, precisava muito de Madame Roxelle.