FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout  
FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout FeB Bordas para criar o Layout
FeB Bordas para criar o Layout
 



(Pesquisar fics e autores/leitores)



 




Receita para uma fic ruim

Informações sobre a fanfic:





ID: 39683
Nome: Receita para uma fic ruim
Visitantes: 222
Visitantes do período atual: 14
Novos leitores: * Esther silva * Fofinho * Anne_Anônima *
Autor: Pipoca Lissandra Alvarenga Swerts
Capitulos: 1
Status: Concluída
Tipo 1: Geral - Tipo 2: Comédia/Humor - Tipo 3:  - Ship 1: Outro/Outro - Ship 2: / - Ship 3: / - Ship 4:
Época:
Censura: G - Fanfic Livre
Criada em: 20/04/2011
Última Atualização: 29/04/2011
Já leram: 8 Estão lendo: 1 Desistiram: 0 Irão ler: 0

Resumo: É muito fácil de fazer! Não exige esforço e fica pronta em pouco tempo.

 

Descrição:

Aprenda a fazer uma fic absurda com ingredientes que você tenha em casa ou sejam encontrados facilmente.


Agradecimentos mais do que especias às minhas amigas que betaram e revisaram meu texto, Viviane Barreda e Disomers.


Foi uma honra escrever essa receita encomendada pela Vivi e poder contar com o apoio dela e da Di. Sorte a minha poder ter duas brilhantes ficwriters do fandom me incentivando! Obrigada!


A capa é um presente de Viviane Barreda. Muito obrigada!

 



Se a imagem não aparecer, clique aqui.

_____________________________________________

Listagem dos Capitulos

1. Receita para uma fic ruim


_____________________________________________

Número de Votos (Geral): 10
Média de Votos (Geral): 3.6
Número de Votos (no Período): 0
Média de Votos (no Período): Ninguém votou nesta fic!

_____________________________________________

Gostou desta fanfic e quer divulgá-la?

_____________________________________________

 

_____________________________________________


Comentários: 9

Páginas: [1]
:: Página [1] ::
Enviado por Lady Lazarus em 21/11/2012

Gostei do comentário da Viviane Barreda: "a nossa lista de Fics Marcadas fala mais de nós do que a nossa lista de Minhas Fics". Tô indo olhar a minha lista agora e q

Bom, achei a fic muito pertinente e ri bastante. Ah, e não só para o público R/Hr :)

Nota: 5

Enviado por Pipoca Lissandra Alvarenga Swerts em 02/05/2011

Muito obrigada a todos que comentaram a fic.  Sinal de que ela atingiu o objetivo de divertir e fomentar o debate sobre a qualidade das fics. Agradeço especialmente a Disomers e Viviane Barreda que incentivaram a publicação da fic.

Como surgiram dúvidas nos comentários, alguns inclusive já respondidos pela Vivi, decidi deixar aqui a minha opinião.

Srta.Lovegood

De maneira nenhuma quis dizer que todos os leitores de HP sejam sem noção. A expressão "leitores sem noção" foi colocada aqui, justamente para classificar os leitores das fics ruins.

Quanto a quem conhece a série só pelos filmes, pode até entender o contexto geral da história, mas sempre perde em riqueza de detalhes e pode confundir alguma coisa, já que algumas cenas são acrescentadas e outras são alteradas. (Haja vista a quantidade de gente que assistiu Relíquias da Morte-Parte 1 e achou que o Harry e a Hermione seriam um casal.) No entanto, nem assim, essa pessoas são "sem noção". Elas simplesmente enxergaram sob outro ponto de vista.

Espero que entenda agora que não quis criticar todos os leitores, afinal eu também faço parte do fandom. Só me utilizei de uma metáfora para caracterizar os que leem as fics resultantes dessa receita.

gabyhosanas

Já expliquei anteriormente o  que significa "sem noção". Só quero salientar que as pessoas que tem bom gosto, certamente, irão procurar outra fic pra ler. Mas, existem aquelas que leem as fics ruins e acham maravilhosas. É esse tipo de leitor que eu critico na receita.

joycepotter

Não vejo nenhum problema em alguém que tenha 13 anos escrever qualquer texto. Até porque, nessa idade, a maioria já tem conhecimento suficiente e faz redações na escola. O que eu não concordo, é que qualquer pessoa publique esse texto. Afinal, o vocabulário ainda é limitado.

Portanto, antes de qualquer coisa, deve-se treinar muito. Uma boa maneira de fazer isso é, como a Disomers sugeriu no twitter, escrever um diário. Só depois de adquirir o amadurecimento linguístico é que os textos estarão prontos para serem divulgados.

Espero que as dúvidas tenham sido esclarecidas. Sintam-se à vontade para deixarem suas opiniões e sugestões.

Inscrevam-se no Fórum Ron&Hermione In Aeternum http://ronxhermione.forums-free.com/ que promove este mês, o II Challenge Forum Ron&Hermione In Aeternum http://ronxhermione.forums-free.com/ii-challenge-forum-ron-e-hermione-in-aeternum-t32.html.

Beijos,

Pipoca.

Nota: 1

Enviado por Viviane Barreda em 30/04/2011

gabyhosanas

Como tu deve ter visto, eu falei sobre os leitores sem noção e a retratação deles aqui na fic da Pipoca.

Estamos resguardando o gosto pessoal, pois ele é muito peculiar, genuíno e geralmente uma variável dependente de uma série de dados, quero dizer, eu posso não curtir certo plot (tema), mas se a abordagem for bem desenvolvida, e estiver visível na trama alguns detalhes que me agradem, eu posso gostar da estória no geral, lógico, dentro de um universo geral não vou amá-la, mas provavelmente não poderei colocar entre as piores :)

No entanto se eu concordar com muitos detalhes, vou considerar excelente, acreditarei que esta obra me representa. Pois a nossa lista de Fics Marcadas, fala mais de nós do que a nossa lista de Minhas Fics, assim eu vejo.

 

joycepotter

Falando sobre escritores de baixa idade, bem, polêmica aqui...

Penso que é extremamente importante incentivar a leitura, e juntamente com ela, a produção textual, isto é feito na escola, à partir do 1º ano, logo após a alfabetização. Dependendo do incentivo e da vontade da criança, teremos um resultado contínuo ao longo dos anos.

Este resultado (produção textual aliado com leitura e incentivo) não será colhido de imediato, será uma construção eterna, onde o jovem autor estará se encontrando com um estilo, suas particularidades emocionais e especialmente sua experiência de vida e de leituras. 

Precisamos concordar que não é possível descrever atitudes e emoções que jamais tivemos ou sentimos. Essas informações correrão um grande risco de ficarem falhas dentro do enredo, e aqui também estou resguardando o trabalho criativo e imaginário do autor. 

Agora, acho que crianças de baixa idade podem e devem criar, nada é capaz de cercear a imaginação, é um crime literário-criativo fazer isso e pode estragar um futuro.

Mas é preciso parcimônia e discernimento para POSTAR a obra criada, torná-la pública é algo delicado e deve ser feito após grande debate mental, conversas intermináveis com os pais e amigos, e especialmente opiniões de pessoas experientes no assunto (aqui, escrever fanfics).

Uma nota completamente de cunho pessoal: Tenho uma filha de 10 anos que já leu mais livros que muito adulto, ela ama HP e PJ, cria estórias ao vivo o tempo todo, tem tendência crossover, e entende das particularidades das personagens, domina os dois universos, tem uma escrita bastante interessante para sua idade. Mas ela vai esperar no mínimo até os 17 anos para tornar as estórias dela públicas (ela ainda está defendendo que poderá postar aos 15... rs). Até lá ela pode desenvolver o seu método de escrita e criação, poderá se munir de experiências de vida e leitura. E especialmente adquirir maturidade literária, se capacitando como uma LEITORA COM NOÇÃO que eu citei no meu outro comment.

Creio que isso é tudo!!

Grata a joycepotter e gabyhosanas pela oportunidade de esclarecer e debater alguns pontos!!

Salientando que as opiniões de todo qualquer segmento, bem embasadas, serão extremamente bem aceitas, aqui na fic da Pipoca, nas fics da Disomers e até nas minhas também... 

 

Mil Bjs!!

Nota: 5

Enviado por Viviane Barreda em 29/04/2011

Srta.Lovegood

Fui a Beta incentivadora da Pipoca nesta "fic indigesta" e adoraria poder explicar alguns pontos.

Primeiro muito obrigado por comentar e expor tua opinião, isso é de grande valia para todos nós: autores, leitores e fãs =)

Na tua declaração "quem lê ou gosta de HP não é sem noção" 

Bem, aqui na fic a ideia era sobre os leitores das fics, que não são capazes de sentir a essência da estória, o clima da narrativa, o desencadear dos sentimentos das personagens, o que direciona o enredo, a construção de um plot.

Infelizmente há muitos leitores que engolem fics como quem come um cachorro-quente comprado numa Towner no centro de Porto Alegre, ou seja, correndo, sem sentir o sabor, a textura os temperos utilizados, a conservação dos ingredientes, etc, etc...

Esses leitores são sem noção já por esse fato, mas eles não se satisfazem e muitas vezes, fazem comentários que nem o autor entende, e muito menos outros leitores. Logicamente aqui, estou resguardando as opiniões pessoais sobre cada obra postada na FeB.

E incomoda bastante quando a gente lê algo numa fic, que é muito, mas muito absurdo, e a caixa de comments da fic está lotada de pessoas achando a fic explêndida. 

Esses são os leitores sem noção ao qual a Pipoca se refere.

Uma fic, por mais simples que seja, desencadeia um processo criativo, de colagem de dados, mesclagem de narrativas, aprofundamento de descrições de tempo, espaço emoções, etc, etc, essa fic aqui por exemplo, é uma receita, e se comporta como tal, tem ingredientes líquidos e sólidos em igual quantidade, para que funcione... rs

Sendo assim, leitores COM NOÇÃO, perceberão, e vão ressaltar coisas que gostaram, apontarão o que não ficou bacana, e serão super bem vindos.

 

Agora sobre Livros versus Filmes

Não é possível substituir os livros, eles são a criação original de JK, e ela é a fonte de todas as informações sobre HP, em seus 10 livros, entrevistas e declarações. O que vem dela é considerado canon.

Bem, os filmes são aprovados por ela, e geram muita discussão no fandom a cada burrada que Kloves e Yates fazem. 

Vamos concordar que para quem não leu os livros ficam faltando muitas informações, e nos últimos dois filmes isso vai gritar na tela.

Houve inúmeras cenas em RdM que (tenho certeza) quem não leu os livros não entendeu nada ou ignorou, vou citar uma: 

O Ron vê Hermione e Harry conversando enquanto caminham de volta para a barraca. Harry comenta com Hermione que por mais que ele goste do perfume dela é melhor ela não usar.

Por quê Ron fica com ciúmes? Apenas por vê-los sozinhos? Conversando, Harry rapidamente irritado...?

Ron, enciumado e controlado pela Horcrux pensa na hora que Harry pode estar irritado por que o perfume do qual Harry reclama tão desdenhosamente, fora um presente que o ruivo dera para Hermione no quinto ano.

No filme OdF, não vemos isso. Ron apenas recebe um suéter Weasley de presente, e nem vemos Hermione ganhar nada dele naquele natal.

Sem contar toda a participação do Dobby. Quem apenas assistiu aos filmes não sabe a importância do elfo. Ou ainda acredita que Neville além de matar a cobra, também deu guelricho para Harry em CdF e encontrou a Sala Precisa em OdF... 

E na segunda parte quero saber como vai ser a morte do "Collin". 

Vê quanta coisa se perde sem ler os livros?

Por uma série de motivos acho a leitura dos livros indispensável!! Não tomar conhecimento profundo daquilo que gostamos não nos faz gostar menos, mas no mundo das fanfics, pode fazer a diferença entre entender ou achar que o autor está maluco.

Agora, vamos concordar que a mensagem está lá, mas para ser compreendida na sua essência precisaremos nos aprofundar, ler, esmiuçar, debater...

 

Bem, era isso, espero que entenda que a tua opinião é extremamente importante!!

Para mais debates venha até o fórum Ron&Hermione In Aeternum http://ronxhermione.forums-free.com temos um debate sobre Situações Inaceitáveis nas Fics, que originou esta fic da Pipoca.

 

Mil Bjs,

Vivi

Nota: 5

Enviado por Srta.Lovegood em 28/04/2011

(anteskk) P.S.:A escritora:o coment eh um pouquinho grande,mas leia,pq eh de uma fã,dando apenas uma critica CONSTRUTIVA!

Quem ler ou gosta de HP n eh sem noção!!!!!

Eu tenho TODOS os livros da J.K. Rowling desde HP 1 a os extras(os contos do beedle,o bardo/animais fantasticos e onde habitam,quadribol atraves dos seculos),sou apaixonada por eles e ja li pelo menos 3 vezes cada um!

Mas ai eh q ta!minha prima/amiga/B.F.F. nunca leu os livros de H.P. e ama!!!!!!o q quero dizer(de uma forma mais simples):Os Filmes tambem esta ai!!!!Logico q todos nos sabemos que o filme corta muitas partes do livro,mas quem assiste entende a mensagem!quem leu n eh sem noçao e quem n leu tbm n eh sem noçao!entao tenha mais um pouquinho de cuidado com as palavras escrevidas pq vc eh uma Escritora I.N.C.R.I.V.E.I.S sou sua fã,Pipoca!!!

Beeijos e adorei essa comedia tirando essa parte!!

Nota: 4

Enviado por Beatriz Potter em 20/04/2011

Concordo que a sua fic seja de utilidade pública. Er, acho que vou agora mesmo apagar algumas das minhas... haushaushuahsuua Curti a idéia! Ri muito.

Nota: 5

Enviado por Disomers em 20/04/2011

Ainda que eu ache que todo mundo, ou quase todo mundo, que escreve fanfics, usa algum (ou alguns) ingrediente, é ótimo tê-los listados de forma tão bem humorada. Acredito que essa fic da Pipoca, ajudará a mim, assim como as demais pessoas que escrevem fics, a escrever melhor...

Como salientado pela Vivi, a Fic é de utilidade pública, e espero que todos façam bom uso.

A Pipoca mostrou seu lado irreverente, e gostei muito disso! 

O fandom agradece pelas risadas e pelas dicas :)

Beijos,

Dieimi Somers

Nota: 5

Enviado por Viviane Barreda em 20/04/2011

A Degustadora Oficial do Fandom Ron&Hermione unida de todo o discernimento, genialidade e humor incomparável deu um imenso exemplo riquíssimo em detalhes e conteúdo de  tudo o que ela já viu de mais bizarro nas fics mundo afora... rs...

Todos devemos anotar essa receita nos caderninhos de criação de fics... PARA ESQUECÊ-LOS... rs.. pelo bem do fanfom!!

E quero deixar claro aqui que eu não sou o tipo de leitor da receita!! =OOO HAHAHA...

 

Parabéns Pipoca, tua fic é uma UTILIDADE PÚBLICA, tenha certeza disso!!

 

Mil Bjs!!

 

 

Nota: 5

Enviado por Verônica T. em 20/04/2011

Parece legal, posta!

Nota: 5

Páginas: [1]
:: Página [1] ::

_____________________________________________

_____________________________________________

______________________________


Potterish.com / FeB V.4.1 (Ano 12) - Copyright 2002-2017
Contato: clique aqui

Moderadores:


Created by: Júlio e Marcelo

Layout: Carmem Cardoso

Creative Commons Licence
Potterish Content by Marcelo Neves / Potterish.com is licensed under a Creative Commons
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Based on a work at potterish.com.